domingo, 14 de janeiro de 2007



Estamos falando aqui no Blog exaustivamente da Interatividade das pessoas com as marcas, produtos, serviços....


Gostaria de lembrar que em Dezembro do ano passado, a revista Time elegeu a pessoa do ano:You vale a pena ler!


É o conceito de YOUNIVERSE, ou seja tudo gira em torno das pessoas, elas querem se sentir no centro, que tem o poder e que podem participar de tudo. Querem ter novas experiências.
É por isso que os fabricantes devem ir além do produto.


Por exemplo, A Nokia extrapolou o aparelho de celular e entrou no universo da música. Music that moves you...now moves with you. Através do site é possível baixar músicas em seu celular, computador...






Sustentabilidade


Até agora, não se falou muito no conceito de sustentabilidade, mas acho que vale a pena eu comentar sobre o projeto da Wal Mart.

A Wal Mart já começou a implementar esse conceito, e está desenvolvendo em Dallas a "loja verde", com estacionamento feito de borracha reciclada, geração própria de energia, enfim um ambiente menos agressivo ao meio ambiente.

Vale a pena clicar aqui e dar uma olhada no site.

NOVO NOVAMENTE

Se não fosse pela espetacular infra-estrutura do centro de convenção Jacob K. Javits Convention Center, eu poderia achar que eu estava em uma convenção em São Paulo. É impressionante como se ouve português aqui, o número de brasileiros é imenso.

Se há alguns anos atrás só se falava em excelência de qualidade no atendimento ao cliente, com as palestras de hoje pode se perceber a preocupação em entender os consumidores e proporcionar à eles a melhor experiência.
Na palestra “Demand Better Insigths” o tema abordado era a gestão de informação dos clientes para tomada de decisão. Um tema que não é muita novidade, mas que sabemos que é muito difícil colocar em prática. Muitos varejistas aplicam novas tecnologias em suas lojas para captar informações do seu consumidor, porém passam pouco tempo tentando entende-las. A compreensão dessas informações é fundamental para a gestão da loja.

Mas, o que anda em alta e pode ser vista em outras palestras é a preocupação com o Design. Todos devem se preocupar com o Design de uma forma geral. Simplesmente porque o Design INSPIRA O CONSUMIDOR, e é isso que ele espera da indústria ou do varejo! E aqui entra o exemplo da Apple (claro!), onde o design é parte do processo inicial, e não a finalização, ou simplesmente uma embalagem.

O consumidor tem sede do novo como nunca visto antes! O impulso pelo NOVO é uma nova atitude das pessoas. Aqui não se fala em outra coisa a não ser o lançamento do iPhone da Apple. Pode ter certeza que haverá uma fila quilométrica para comprar o produto no dia do lançamento.

Claro que o segmento de tecnologia (eletro eletrônico), com seus constantes lançamentos, ajudou a consolidar o conceito de novo e ultrapassado, mas busca pela novidade permeia todos os mercados.

Vejam o mercado de água engarrafada. É um mercado explorado há muito tempo, é commodity, existem inúmeros players, e eles continuam se reinventando para despertar os impulsos e a curiosidade do consumidor. Vale a pena navegar no site da VOSS.
Parecem vidros de perfume, mas é água mesmo! Incrível como eles conseguem proporcionar uma experiência fantástica e assim despertando interesse das pessoas.

Bom, mas se as pessoas estão atrás de novidades e consomem constantemente ítens que já possuem, o que fazer com as coisas “antigas”??
Muita gente não sabe o que fazer com tanta coisa velha e sem uso em casa, mas isso não é um problemas para os ingleses. A Any Junk vai até as casas e retiram a bagunça acumulada e os ajudam a se organizar.

É o consumo descartável. Hoje você compra o novo, amanhã ele já está velho e você joga fora e compra o outro! É O NOVO NOVAMENTE!