sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Conveniência + Customização + Indulgência

A última palestra do evento foi com Kay Krill presidente da Ann Taylor Stores e Marshal Cohen da NPD Group (empresa americana de pesquisas de vendas e marketing).

Segundo Cohen, existem 3 tendências no varejo:
- Conveniência

Com o ritmo frenético atual, as pessoas querem facilidades, mais conveniência. Por isso o crescimento de compras on line. Nesse último Natal as compras on line em NY superaram as expectativas. Outro exemplo no mundo físico é o lançamento de geladeiras com TV embutida.



- Customização/ Personalização

Em um mundo massificado, com a proliferação dos produtos Made in China, o que significa que foi produzido em larga escala, as pessoas querem se senti diferentes, únicas.
De olho nessa tendência a Nike lança o Nike ID que significa o máximo da customização de algum produto. Quer um tênis que combine com seu iPod? Você pode escolher!




Outro exemplo de personalização são produtos com edições limitadas! Despertar o sentimento que "você é uma das únicas pessoas que possue esse objeto" é um discurso extremamente relevante!
-Indulgência

É cada vez mais latente o sentimento de "eu mereço". As pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto/serviço que ofereça algum tipo de recompensa emocional.


Por exemplo: o crescimento de vendas do café gourmet. As pessoas pagam mais por esse produto. E até mesmo o crecimento do mercado do luxo, que aparece como uma forma de recompensa emocional por ter essa vida corrida. (Celular cravejado de diamantes da Vertu)








Um comentário:

Gustavo C. de Sá Mazzutti disse...

Muito interessante e intuitivo, um mundo de todas as coisas com coisas de todo mundo; é estranho como mesmo estando vvivendo em outros paises as pessoas necessitam das mesmas emoções; "fazer por merecer", " Eu sou diferente", "meu tempo vale ouro". etc... Isto é muito bacana!
Bjão